QUEBRANDO O VASO O PERFUME EXALA (Mc. 14: 1-11)
Introdução: O texto lido nos situa dentro de um dos momentos mais importantes da história humana. A humanidade já viveu três dos seus quatro grandes acontecimentos. O primeiro foi a sua criação; o segundo, a sua queda; o terceiro, a manifestação do Emanuel – Deus Conosco – que culmina com o Seu sacrifício e, o quarto, será o retorno de Cristo para efetivar a redenção que se deu na cruz do Calvário. Jesus está há cerca de dois dias da Sua crucificação. Marcos relata todos esses acontecimentos a partir do capítulo 11, quando Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, até Sua ressurreição, Suas últimas palavras aos discípulos – o “ide” – e a Sua ascensão de volta aos céus, de onde voltará para buscar os Seus remidos.
1. Era necessário morrer pela humanidade (vs. 1, 2; Jo. 11: 49-52). Aqui são ressaltadas três coisas: (I) o amor de Deus pela humanidade, (II), a sordidez humana e, (III), a imutabilidade dos propósitos de Deus. Aqui vemos Deus trabalhando pela humanidade e a humanidade planejando matar o Seu Filho “com dolo”, quer dizer, à traição. Porém, fica muito claro que Deus ama a humanidade, apesar de tudo, e não modifica o Seu amor por causa do desamor dela.
2. Um vaso de perfume é quebrado para liberar um excelente perfume (vs. 3; Jo. 12: 3). Enquanto os governantes de Israel procuravam um meio escuso de tirar a vida de Jesus, uma mulher chamada Maria, que teve o privilégio de conhecê-Lo pessoalmente, de recebê-lo em sua casa, de receber pessoalmente os Seus ensinos e de ter a sua vida transformada por Ele, procurou honrá-Lo com o que ela tinha de mais precioso: um pequenino e valioso vaso de perfume, ao qual quebrou e perfumou-Lhe o corpo. João diz que o perfume exalou e encheu toda a casa. Sempre que o vaso é quebrado o perfume exala.
Devemos quebrar o vaso para o perfume exalar. O normal é que apenas se abra o vaso e deixe-se o perfume escorrer. Mas, muitas vezes nos tornamos egoístas e queremos reter o perfume dentro do vaso. Com certeza, essa não é vontade de Deus para as nossas vidas. Ele quer que todos sintam o perfume da Sua graça que habita no crente (II Co. 2: 14-16; Tt. 2: 11-14; I Pe. 2: 9, 10).
Quando Deus quebra o vaso. Quando insistimos em manter o perfume de Cristo apenas para nós, Deus pode agir e quebrar o vaso (Jr. 18: 6). Deus só quebra o vaso quando a pessoa insiste em não fazer o que Ele deseja (Is. 45: 9). Quando crente entrega sua vida a Deus sem qualquer restrição, então ele está pronto para fazer o perfume exalar. Isso se chama total entrega a Deus e à Sua vontade (Is. 64: 8).
3. O perfume exala e causa indignação geral (vs. 4, 5). O que deveria ser motivo de louvor a Deus, tornou-se, por parte dos discípulos do próprio Cristo, motivo de murmuração. A mulher não havia honrado Jesus com aquele seu gesto? Por que os discípulos chamaram aquilo de desperdício? É desperdício o que se faz para Jesus? O que fica ressaltado aqui é a opinião do mundo sobre o sagrado. Nunca espere que o mundo apóie a Igreja, os crentes e as coisas que se fazem para o Senhor. O mundo não coopera com a Igreja por concordar com ela, mas para fazê-la enfraquecer e calar a sua voz. A nossa firmeza, nossa constância, nossas contribuições para a obra são taxadas por eles de tolice. O mundo precisa, na verdade, ser conquistado para o Senhor Jesus Cristo, mesmo que ele veja isso como desperdício.
4. Jesus aprova o que eles chamam de desperdício (vs. 6-9). Jesus expressa Sua opinião sobre a atitude daquela mulher:
“Ela sempre será lembrada pelo que me fez” (vs. 9). Ninguém que se envolveu com Jesus, com Seus planos e com a Sua Igreja, será esquecido. Essa mulher é uma prova disso, pois estamos falando dela hoje.
Conclusão: Aquilo foi muito para Judas. Ele não agüentou ver alguém mais envolvido com Jesus do que em angariar dinheiro. João diz que Judas nunca se importou com os pobres e que era um ladrão tão descarado que roubava as ofertas dadas a Jesus, apesar de sua fachada de envolvimento social e humano. Por isso foi vender Jesus e, com aquele dinheiro sujo, foi comprado um campo transformado em cemitério. Deixou de amar Jesus e amou o dinheiro, recebendo a conseqüência da sua escolha sórdida. Porém, a nós Deus chamou para fazer exalar o cheiro do Seu perfume.
IBB Valparaíso, 03 de abril de 2010.
Pr. Paulo Guedes Soares.
www.ibbv.org.br